7 estratégias para melhorar seu engajamento nas redes sociais

Com a popularização das redes sociais, a palavra engajamento se tornou comum no dia a dia e a busca pelo melhor engajamento se transformou em uma pauta muito importante no mundo do marketing digital.

Melhorar engajamento nas redes sociais

Mas afinal de contas, o que é o engajamento nas redes sociais? 

O engajamento está relacionado ao estabelecimento de um um relacionamento com seu público, por meio de interações que geram um processo de intimidade e influência sobre ele.

No Facebook, Instagram ou qualquer outra rede, esse relacionamento vai muito além das curtidas que sua marca recebe, uma vez que, o verdadeiro engajamento nas redes sociais está mais relacionado a quantidade de comentários em publicações, marcações feitas pelos usuários e qualquer outra ação que faça a empresa ser lembrada.

Chegar a esse nível de engajamento não é uma tarefa fácil, mas com as estratégias certas, os números tendem a aumentar.

Para te ajudar, listamos 7 estratégias para melhorar seu engajamento nas redes sociais. Confira!

Conheça seu público-alvo

Saber como se comunicar e qual tipo de conteúdo oferecer é essencial.

Mas como fazer isso quando não sabemos com quem estamos nos comunicando?

O primeiro passo para impulsionar seu engajamento nas redes sociais é conhecer seu público-alvo.

A partir de algumas informações sobre seu público, como: gênero, faixa etária, classe social, grau de instrução profissão, etc é possível saber qual direcionamento tomar na hora de se comunicar nas redes sociais.

Produza conteúdos relevantes

Nas redes sociais, somos bombardeados por enormes quantidade de informações sempre que rolamos a linha do tempo.

Com tanto conteúdo sendo compartilhado, fica difícil se destacar.

No entanto, difícil não quer dizer impossível!

Apostar em conteúdos autorais e de qualidade, sempre levando em conta seu público-alvo, é uma ótima forma de fortalecer a imagem da sua empresa e, consequentemente, aumentar seu engajamento.

Lembre-se: conteúdo de qualidade não se trata apenas dos temas que estão sendo discutidos. A construção do texto e a ortografia também são fundamentais para a interação dos usuários.

Interaja com os usuários

Ao produzir conteúdo para as redes sociais, certifique-se de gerar identificação com seu público.

Dessa forma, você os incentiva a comentar, marcar amigos e compartilhar suas publicações.

Além de gerar essa interação por parte dos usuários, também é importante que você responda às interações, mostrando que sua marca valoriza a opinião e a presença de seus clientes, tornando o relacionamento mais forte.

Pense no visual das publicações

Quando o objetivo é gerar mais engajamento, o visual das publicações tem um peso muito forte.

Postagens com algum tipo de mídia geram até 37% mais engajamento do que aquelas que não apresentam nenhuma ilustração.

Por isso, aposte em vídeos, fotos e GIFs de qualidade para atrair mais atenção para suas publicações.

Aposte em Call to Actions

Call to action, ou chamada para ação, é uma estratégia muito comum no marketing digital e que pode ajudar a melhorar o engajamento da sua marca nas redes sociais.

O Call to Action indica ao usuário, a partir de verbos no imperativo, qual é a ação que ele deve tomar.

Você pode utilizar uma chamada para ação para saber a opinião do seu público sobre o conteúdo que foi publicado.

Ou seja, você faz um post sobre um determinado assunto, combinando uma descrição interessante e uma boa mídia, e finaliza com um Call to Action do tipo “Conte para nós o que você achou desse post”.

Ao realizar uma publicação desse tipo, as chances de receber muitos comentários são altas e seu engajamento cresce.

Seja ativo nas redes sociais

Se você não mantém uma regularidade em suas publicações nas redes sociais, consequentemente você não aparece na linha do tempo do seu público.

E se eles não veem suas publicações, seu engajamento diminui.

Para que isso não aconteça, é fundamental que haja um planejamento da sua atividade nas redes sociais.

Organize os conteúdos e determine as datas em que eles serão postados.

Essa organização tornará sua atividade mais prática e, com mais regularidade em seus posts, os usuários se acostumarão à sua presença e seu engajamento terá melhores resultados.

Monitore suas ações

Para ter certeza de que você está fazendo a coisa certa e que suas publicações estão dando o resultado esperado, é preciso ficar de olho nas métricas.

Preste atenção no número de comentários e compartilhamentos e no índice de alcance de suas publicações.

Dessa forma, você saber quantas pessoas estão vendo suas publicações e a quantidade de engajamento que elas receberam.

Outra métrica importante é a taxa de rejeição.

A partir dela, você analisa quais posts não foram bem aceitos e modifica sua estratégia de forma a conseguir melhores taxas de engajamento.

Conclusão

Agora que você conhece essas dicas, comece a elaborar sua estratégia e dê um up no engajamento das redes sociais da sua empresa.

Lembre-se de sempre levar em consideração seu público-alvo e ser fiel aos princípios da sua marca.

Se você estiver com medo de não conseguir administrar a criação de conteúdos e o monitoramento das métricas, pode contar com a Reallink Digital.

Nós desenvolvemos a melhor estratégia para as redes sociais do seu negócio de acordo com suas necessidades.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Reallink e ficar por dentro de nossos conteúdos e dicas, siga nossa página no Instagram e no Facebook.