Chat Online: 6 razões para implementar um em seu site

Utilizar um chat online para sites pode fazer toda a diferença no seu negócio.

Atender um cliente de forma imediata é só uma das vantagens que essa ferramenta oferece.

Existem muitas outras funcionalidades disponíveis que ajudam a melhorar sua estratégia de vendas.

Neste artigo, apresentaremos 6 razões para você implementar um chat online no seu site.

1. Facilitar o contato entre o lead e a empresa

Uma área de contato rápido com a empresa é fundamental para que o lead não perca o interesse no produto.

Ao invés de passar por um processo longo no qual é preciso preencher um formulário e aguardar o envio de um e-mail, que muitas vezes demora a chegar, o lead pode simplesmente enviar sua dúvida pelo chat de forma rápida.

2. Responder o cliente de forma imediata

O chat online possibilita o envio de respostas rápidas e até mesmo imediatas.

É simples: o cliente tem uma dúvida, faz sua pergunta no chat e recebe uma resposta rapidamente, sem precisar realizar uma ligação ou enviar um e-mail.

Você também pode configurar mensagens automáticas de boas vindas para quando o cliente acessar o site.

Dessa forma, ele sente que existe alguém ali que está a disposição para ajudá-lo.

3. Poder realizar atendimentos simultâneos

Ao utilizar um chat online, o atendente consegue se organizar e realizar diversos atendimentos simultâneos.

Enquanto um cliente estiver digitando, ele pode responder outro e assim otimizar o tempo de resposta das mensagens.

Se houver mensagens automáticas configuradas, o atendimento se torna mais rápido ainda pois o atendente se foca em responder apenas o que não pode ser respondido de forma automática, podendo administrar diversos chats ao mesmo tempo.

Além disso, atender os clientes de forma simultânea na própria página do site evita que os outros canais de comunicação da empresa fiquem lotados de mensagens.

4. Melhorar o site e o atendimento

Quanto menos dúvidas um lead tiver na hora da compra, melhor.

Por isso, se você está recebendo as mesmas perguntas no chat é preciso avaliar o site.

Verifique se as informações apresentadas são claras o suficiente e se não estão faltando dados importantes.

O chat online também ajuda a melhorar o atendimento.

Por meio dele, você verifica se sua estratégia de atendimento está funcionando ou se é preciso adotar uma nova abordagem.

5. Incentivar o cliente a continuar com a compra e fidelizá-lo

Um bom atendimento via chat online pode não apenas incentivar seu cliente a comprar seu produto ou serviço como também fazer com que ele se fidelize.

Ao ser atendido de forma rápida, o cliente percebe que existe alguém ali disposto a lhe dar todo o suporte necessário e se sente confiante para realizar a compra.

Além disso, um atendimento cordial e eficiente gera uma boa impressão e pode fazer com que o cliente se torne fiel à sua marca e a indique para familiares e amigos.

6. Reduzir custos operacionais

Um chat online demanda menos gastos do que uma linha telefônica e, no mercado, existem diversas versões, tanto gratuitas quanto pagas.

A melhor opção é investir em um chat online que seja pago, pois ele oferece diversas funções que melhoram o atendimento, resultando em um Retorno sobre Investimento (ROI) satisfatório.

Você também pode adotar uma ferramenta gratuita, mas é importante ficar atento pois elas nem sempre oferecem tantos recursos.

Conclusão

Podemos concluir que implementar um chat online no site da sua marca ou empresa só trará vantagens para o seu negócio.

Por isso, é importante escolher a melhor opção disponível!

Se você gostou deste artigo, continue acompanhando o Blog da Reallink e tenha acesso a diversos conteúdos sobre marketing digital. Nos siga também no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades.