Métricas no Marketing Digital: Como mensurar seus resultados?
Quando se pensa em marketing digital, logo se pensa em estratégias e ações online que tem por objetivo divulgar produtos e serviços, conquistar novos clientes e melhorar resultados.
O marketing digital, no entanto, vai muito além de criar estratégias.
Também é preciso mensurar seus resultados e números para saber se as ações estão levando ao caminho certo ou se é preciso repensar os métodos utilizados.
As ferramentas utilizadas para mensurar estes resultados são chamadas de métricas e é sobre elas que vamos falar neste artigo.
Continue lendo para descobrir qual a importância das métricas no marketing digital e quais são as principais métricas a serem analisadas e mensuradas.
Qual a importância das métricas no marketing digital?
Conhecer seu público-alvo
O primeiro passo para garantir o sucesso de seu negócio é conhecer seu público e, a partir da análise das métricas de marketing digital, é possível conhecer mais sobre os hábitos e preferências de seus consumidores e utilizar estes dados para criar estratégias e campanhas que possam gerar mais conversões e mais vendas para sua empresa.
Otimizar suas estratégias e investimentos
Ao analisar as métricas de marketing digital, é possível entender quais ações estão funcionando e quais não estão apresentando os resultados esperados.
Dessa forma, é possível repensar as estratégias adotadas por sua empresa e otimizar os valores investidos em cada campanha.
Melhorar seus resultados
Graças às métricas, é possível mensurar qualquer ação e obter os dados necessários para melhorar a tomada de decisões de seu negócio, garantindo uma melhor comunicação com o público, o fortalecimento de sua marca e o crescimento de seus resultados.
Quais as principais métricas de Marketing Digital?
Como dissemos anteriormente, é possível mensurar qualquer ação realizada de forma online, mas existem algumas métricas que são essenciais para analisar os resultados de suas estratégias.
Retorno sobre investimento (ROI)
O retorno sobre investimento é uma das métricas mais importantes a ser analisada em negócios de todos os portes e segmentos, afinal, é a partir dela que você poderá analisar o retorno obtido por suas ações e campanhas digitais.
Para calcular o ROI de uma campanha, é necessário subtrair, do valor obtido, o custo do investimento e dividir o resultado pelo valor investido.
O fórmula para esse cálculo é a seguinte:
ROI = (valor arrecadado – valor investido) / valor investido
Tomando como exemplo um caso em que a empresa investiu R$ 100,00 em uma campanha e teve um retorno de R$ 1.000,00. Dessa forma, teremos o seguinte resultado:
ROI = (R$ 1.000,00 – R$ 100,00) / R$ 10,00
ROI = 9
Temos, neste caso, um retorno 9 vezes maior do que o investimento realizado.
Custo de aquisição por cliente (CAC)
Como o próprio nome diz, a métrica de custo de aquisição por cliente é utilizada para analisar o valor gasto para conquistar novos clientes.
Para isso, é necessário analisar, durante um determinado período, quanto é gasto em estratégias de marketing digital e quanto clientes foram conquistados a partir desse investimento.
Para calcular o custo de aquisição de cada cliente da sua empresa, é necessário aplicar a seguinte fórmula:
CAC = valor investido em marketing digital / número de novos clientes em um determinado período
Suponhamos que, em um determinado período, sua empresa investiu R$ 2.000,00 em marketing digital e conquistou 20 novos clientes. Temos então, o seguinte cálculo:
CAC = R$ 2.000,00 / 20
CAC = R$ 100
Nesse caso, o custo de aquisição de cada cliente foi de R$ 100,00.
Custo por lead (CPL)
Essa métrica é bem parecida com o CAC, a única diferença é que, neste caso, serão mensurados os custos de cada lead gerado pela empresa, ou seja, qual foi o valor gasto para atrair cada lead e fazê-lo adentrar o funil de vendas de seu negócio.
Logo, temos a seguinte fórmula:
CPL = valor investido em marketing digital / número de novos leads em um determinado período
Vamos supor que sua empresa tenha investido R$ 2.000,00 em um determinado período e gerado 100 leads.
Para saber qual foi o CPL, devemos realizar o seguinte cálculo:
CPL = R$ 2.000,00 / 100
CPL = R$ 20,00
Assim, temos que cada lead gerado custou R$ 20,00.
Custo por clique (CPC)
O CPC é a métrica utilizada para calcular os valores investidos em campanhas de tráfego pago.
Por meio dele é possível determinar o custo investido para que cada pessoa acesse uma página de seu site.
Essa métrica também é importante para avaliar quais anúncios pagos apresentam melhor performance e quais devem ser descartados.
Para calcular o custo por clique de uma campanha online, deve-se aplicar a seguinte fórmula:
CPC = Custo da campanha / Número de cliques obtidos
Suponhamos que você disponibilize R$ 1.500,00 para uma campanha paga no Google Ads, e o anúncio receba 3.000 cliques. Nesta situação, temos o seguinte cálculo:
CPC = R$ 1.500,00 / 3.000
CPC = R$ 0,50
Temos, neste exemplo, um custo por clique de R$ 0,50.
Taxa de conversão
A conversão é o principal objetivo de qualquer campanha de marketing digital e, por isso, é essencial acompanhar a métrica que apresenta as taxas de visitantes que foram convertidos em clientes em um determinado período.
Para calcular a taxa de conversão é necessário realizar o seguinte cálculo:
Taxa de conversão = (Conversões no período / total de visitas) x 100
Se utilizarmos como exemplo uma página que recebeu 10.000 visitantes em um certo período e houveram 3.000 conversões, teremos o seguinte cálculo:
Taxa de conversão = (3.000 / 10.000) x 100
Taxa de conversão = 30%
Neste caso, a taxa de conversão da página analisada foi de 30%.
Taxa de rejeição
Calcular a taxa de rejeição pode ser um pouco doloroso, mas é fundamental para entender os motivos pelos quais seu negócio não está gerando a taxa de conversão esperada.
Isso porque essa métrica avalia quantos visitantes apenas acessaram seu site ou landing page e não tomaram nenhuma ação.
A seguinte fórmula é aplicada para calcular a taxa de rejeição de uma página:
Taxa de rejeição = (visitas sem interação / total de visitas) x 100
Vamos supor que um site receba 5000 visitantes em um determinado período e que 1000 desses visitantes não realizem nenhuma ação.
Teremos então, o seguinte cálculo:
Taxa de rejeição = (1000 / 5000) x 100
Taxa de rejeição = 20%
Neste exemplo, temos uma taxa de rejeição de 20%.
Conclusão
Agora que você conhece as principais métricas utilizadas para mensurar resultados no marketing digital, é hora de aplicá-las à sua estratégia.
E, para isso, você pode contar com a Reallink Digital!
Temos soluções completas para o digital da sua empresa, desde a elaboração de ações até a análise de métricas.
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