NPS: O que é e como utilizá-lo para avaliar a satisfação de seus clientes?
Você sabe o que é o Net Promoter Score (NPS)?
Num mundo em que a experiência e a satisfação dos clientes são fatores essenciais para os resultados de uma empresa, utilizar ferramentas como o NPS é muito importante para avaliar o que os consumidores pensam sobre seu negócio.
Neste artigo vamos te explicar o que é o Net Promoter Score, como calculá-lo e como utilizá-lo para mensurar o nível de satisfação dos clientes de sua empresa. Confira!
O que é NPS?
O NPS, ou Net Promoter Score, é uma métrica utilizada para mensurar o nível de fidelidade e de satisfação dos consumidores.
A metodologia de uma avaliação NPS é bem simples e pode ser adotada por empresas de todos os portes e segmentos.
Para realizar uma pesquisa NPS, é necessário criar uma ou mais perguntas que tenham como objetivo avaliar a experiência e a confiança dos clientes e pedir para que eles as respondam em uma escala de 0 a 10.
Com as respostas em mãos, é preciso realizar os cálculos necessários para determinar o Net Promoter Score de seu negócio.
Veja abaixo como realizar o cálculo de seu NPS:
Como calcular o NPS?
O primeiro passo para calcular seu NPS é segmentar suas avaliações em três categorias diferentes, de acordo com a pontuação recebida:
Pontuação entre 0 e 6: Os consumidores que avaliam sua empresa com notas entre 0 e 6 são considerados detratores, isto é, que tiveram experiências ruins com sua marca e que podem vir a expor os problemas para o público geral.
Pontuação entre 7 e 8: Clientes que dão notas entre 7 e 8 são considerados neutros ou passivos, isto é, que não falarão mal de seu negócio, mas que dificilmente farão algum tipo de marketing positivo.
Pontuação entre 9 e 10: Avaliações com notas altas indicam uma boa experiência, logo, os consumidores que oferecem pontuações entre 9 e 10 podem ser considerados promotores de sua marca, ou seja, pessoas que irão indicá-la e defendê-la.
Depois de segmentar suas avaliações, é necessário aplicar a seguinte fórmula:
NPS = (número de promotores – número de detratores) / número total de respostas
Em seguida, multiplique o resultado por 100 para obter a porcentagem de seu NPS.
Pense no seguinte exemplo: 20 clientes responderam sua pesquisa. Dessas 20 pessoas, 10 são promotoras, 6 são neutras e 4 são detratoras.
Para calcular seu NPS, a seguinte conta deverá ser feita:
NPS = (10 – 4) / 20
NPS = 0,3 * 100
NPS = 30%
Neste caso, o NPS de sua empresa será de 30%.
Além de calcular seu Net Promoter Score, você também pode compará-lo com o de outras empresas para saber se sua empresa está oferecendo boas experiências para os clientes.
De forma geral, os resultados do NPS podem ser classificados da seguinte forma:
- NPS Ruim – Entre -100% e -1%
- NPS Razoável – Entre 0% e 49%
- NPS Muito Bom – Entre 50% e 74%
- NPS Excelente – Entre 75% e 100%
Como avaliar o NPS de seu negócio?
Agora que você já sabe o que é o Net Promoter Score e como calculá-lo, é hora de traçar sua estratégia para avaliar o NPS de seu negócio.
Confira as dicas que separamos para você:
Analise seu público
A primeira dica para realizar sua própria avaliação NPS é analisar seu público e pensar em como direcioná-lo para responder seu questionário.
Neste momento, considere para quais clientes a pesquisa será enviada, se haverá algum critério para selecionar quais consumidores deverão respondê-la e qual o número mínimo de pessoas que você gostaria que respondesse seu questionário para obter uma amostragem válida.
Escolha o canal de contato
Além de pensar em quais consumidores serão abordados, também é preciso escolher qual meio de comunicação será utilizado para realizar o envio das perguntas e o recebimento das respostas.
Existem inúmeras opções para que você realize sua pesquisa, como e-mail, WhatsApp, landing pages ou até mesmo um formulário do Google.
O importante é que você selecione o canal em que acredita que os clientes se sentirão mais à vontade para acessar e responder as perguntas.
Crie boas perguntas
É muito importante elaborar boas perguntas para que seus clientes se sintam compelidos a respondê-las e a avaliar sua empresa.
Lembre-se, também, que como as respostas da pesquisa NPS são feitas seguindo uma escala de 0 a 10, é preciso fazer perguntas quantitativas, como, por exemplo, “Quanto você recomendaria nossa empresa para um conhecido?”
Acompanhe os resultados
Tão importante quanto criar sua pesquisa é acompanhar os resultados e aproveitar os feedbacks para realizar melhorias em seu negócio.
Dessa forma, você poderá melhorar ainda mais a experiência e a satisfação dos clientes e alcançar os melhores resultados.
Conclusão
Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre o Net Promoter Score, é hora de colocar seu conhecimento em prática e criar suas próprias pesquisas.
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