Marketing de Referência: o que é e como realizar em sua empresa?
Você já ouviu falar em Marketing de Referência?
Essa estratégia é usada para conseguir novos consumidores e negócios a partir da indicação de seus próprios clientes.
Neste artigo vamos te explicar o que é o Marketing de Referência e dar dicas para te ajudar a implementar essa estratégia em sua empresa. Confira!
O que é Marketing de Referência?
Uma das melhores formas de fazer com que novos clientes conheçam sua marca é através do “boca a boca”.
Essa prática era muito usada quando ainda não existiam tantas soluções digitais com o objetivo de divulgar os produtos e serviços das empresas.
Mas não pense que essa estratégia caiu em desuso.
Marketing de Referência é o nome dado atualmente às ações realizadas com o objetivo de estimular a divulgação e a indicação de um produto ou solução por parte do próprio consumidor.
Afinal, clientes satisfeitos são a melhor fonte de marketing de uma empresa e são essenciais para aumentar o número de vendas e a fidelização de um negócio.
Como fazer Marketing de Referência?
Agora que você já sabe o que é o Marketing de Referência é hora de descobrir como implementar essa estratégia em sua empresa.
Veja as dicas que separamos para você:
Invista em boas experiências
A melhor forma de fazer com que seus clientes se lembrem de você de forma positiva e indiquem sua marca para novos consumidores é oferecendo experiências de compra satisfatórias.
Portanto, crie estratégias e ações para melhorar a jornada de compras e o atendimento ao cliente em sua empresa.
Dessa forma, você poderá garantir as melhores experiências para seus clientes e garantir que seu negócio se torne referência entre os consumidores.
Crie um programa de fidelidade
O Marketing de Referência caminha lado a lado com outra estratégia digital, o Marketing de Fidelização.
Isso significa que clientes fiéis têm mais chances de indicar sua empresa para amigos e familiares.
Por isso, é importante pensar em ações como programas de fidelidade e outras formas de conquistar o apreço de seus clientes antigos e fazer com que eles tragam novos consumidores para sua marca.
Ofereça benefícios em troca de indicações
O gatilho mental da reciprocidade também é uma ótima forma de realizar Marketing de Referência em seu negócio.
Esse tipo de prática consiste em oferecer um benefício ao cliente em troca da realização de uma determinada ação.
Nesse caso, como a intenção é atrair novos clientes através dos consumidores antigos, é possível oferecer descontos ou outras vantagens para seus clientes em troca de indicações de sua marca.
Ao realizar esse tipo de estratégia, é importante acompanhar de perto se as indicações de seus clientes estão surtindo efeito e qual é o tipo de benefício que pode ser dado a eles sem prejudicar sua empresa.
Colete depoimentos de seus clientes
Como dissemos anteriormente, o Marketing de Referência está baseado no famoso “boca a boca”.
Logo, mostrar aos seus clientes em potencial o que os consumidores fiéis de sua marca pensam é uma ótima maneira de criar novas oportunidades de venda.
Para isso, você pode coletar depoimentos sobre as experiências que os clientes tiverem com seus produtos ou serviços e divulgá-los em seu site ou em suas redes sociais.
Assim, você pode mostrar aos visitantes de sua página ou aos seus seguidores todos os benefícios que seu negócio oferece e toda a satisfação dos clientes que já se relacionaram com sua marca.
Conclusão
Entendeu o que é o Marketing de Referência e como colocar essa estratégia em prática?
Agora é hora de fazer com que seu negócio atraia novos clientes através da indicação de seus consumidores antigos.
E para garantir que você realize as ações corretas para trazer os melhores resultados para sua empresa, você pode contar com a Reallink Digital.
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