E-commerce: 8 dicas para começar sua loja virtual do zero
Muitos empreendedores sonham em construir uma loja virtual mas não sabem por onde começar.
Por ser um processo com muitas etapas, a maioria fica receosa e acredita que está lidando com um bicho de sete cabeças.
Porém, com um pouco de organização e com o planejamento certo é possível começar sua loja virtual do zero.
Neste artigo, separamos algumas dicas para te ajudar a montar um e-commerce de sucesso. Confira!
1. Defina seu público-alvo e seu produto
“Em qual segmento quero atuar?” Esse é o primeiro questionamento a ser feito para definir sua estratégia de negócio.
As possibilidades de atuação são inúmeras e é importante escolher um nicho com o qual você se identifique.
Depois de escolher seu segmento, é hora de definir seu público-alvo. Pense nas pessoas que você pretende atingir. Quais são suas necessidades? Suas motivações? Seus hábitos de consumo?
Se possível converse com pessoas que possuem o perfil que você procura em seus futuros clientes e com base nos dados crie uma persona para sua loja virtual.
Saber com quem você irá lidar é muito importante para sua estratégia.
Por fim, é preciso decidir, dentro do segmento que você escolheu atuar, quais serão os produtos vendidos.
Selecione os produtos com sabedoria pois são eles que trarão lucro para seu negócio e relevância perante seus clientes.
2. Escolha uma plataforma de e-commerce
Depois de estabelecer sua estratégia de negócio, é hora de começar a criar sua loja virtual.
O primeiro passo é comprar um domínio para seu e-commerce, ou seja, um endereço de site.
Após adquirir um domínio, você precisa escolher a melhor plataforma para seu negócio.
Pensando nisso, a Reallink Digital desenvolveu uma plataforma para e-commerce chamada Pageshop.
A Pageshop oferece integração com sistemas de gestão, transportadoras, meios de pagamentos, redes sociais e muito mais.
Além disso, a plataforma oferece controle financeiro; gestão de estoque e relatórios e análise dos principais indicadores de sua loja em tempo real.
Depois de escolher a plataforma, é preciso organizar seu e-commerce.
Personalize sua página, disponibilize informações sobre a empresa e cadastre seus produtos.
3. Adquira um sistema de gestão
O sistema de gestão é o responsável pela integração e centralização de todos os dados e processos da sua loja virtual, facilitando as atividades do seu negócio e contribuindo para uma administração mais eficiente.
Escolher um sistema que esteja integrado à uma plataforma de e-commerce é a melhor opção.
A Plataforma Pageshop oferece integração com sistemas de gestão possibilitando uma administração mais eficiente de seu estoque e setor financeiro.
4. Decida as opções de pagamento
Definir as opções de pagamento que serão aceitas pela sua loja é um dos passos mais importantes na hora de montar seu e-commerce.
É essencial escolher um sistema que satisfaça as necessidades do consumidor, processe as transações de forma rápida e segura, ofereça as principais opções de pagamento e possa ser integrado à plataforma da sua loja virtual.
Na Pageshop, é possível integrar sua loja a diversos meios de pagamento online.
5. Organize a operação logística
Prazos e taxas de entrega devem ser planejados e estruturados da melhor forma possível para beneficiar os clientes e, principalmente, seu negócio.
Por isso, é necessário organizar toda a operação logística da sua loja virtual.
O primeiro passo é selecionar a transportadora.
Compare as opções disponíveis buscando as melhores taxas e o menor tempo de entrega.
Depois, é preciso pensar em embalagens que garantam a segurança dos produtos.
Por fim, é importante garantir que o cliente possa realizar devoluções e trocas.
6. Disponibilize atendimento ao cliente
Lembre-se: sua prioridade sempre deve ser o cliente, por isso, é fundamental disponibilizar um atendimento que seja eficiente e acessível.
Escolha os canais de comunicação que sejam mais adequados para seu público: telefone, WhatsApp, E-mail, chat online etc.
O importante é atender seus clientes o mais rápido possível e de forma humanizada.
Um atendimento de qualidade não se limita à venda, ele também deve estar disponível nas etapas posteriores.
Um bom atendimento representa um diferencial diante da concorrência e contribui para que o relacionamento com o cliente seja duradouro.
7. Planeje o marketing digital
Com a loja pronta, é hora de atrair clientes para seu e-commerce.
Para isso, é preciso planejar estratégias de marketing digital que despertem a curiosidade de novos clientes em relação à sua loja e aos produtos vendidos.
Divulgue sua marca através da criação de redes sociais, produção de conteúdo de qualidade, investimentos em anúncios pagos e muito mais.
Para facilitar este processo, conte com a Reallink Digital para te auxiliar no planejamento e na implementação de estratégias de marketing digital.
8. Monitore resultados
Utilizando o Google Analytics você pode monitorar até os mínimos detalhes do que se passa em seu e-commerce. Atividade do site; atuação nas redes sociais; número de cliques; conversão de clientes e muitas outras informações podem ser acompanhadas.
É importante reunir dados para entender como anda o progresso do seu negócio e para tomar decisões futuras.
Agora que você conhece todas essas informações, abrir um e-commerce já não parece mais tão assustador, certo?
Siga nossas dicas para começar sua loja virtual do zero e conte com a Reallink Digital e a Pageshop para te ajudar no processo.
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