E-commerce: como se preparar para o futuro do comércio eletrônico
A pandemia do Covid-19 mudou os hábitos do mundo todo.
Mudamos o jeito de trabalharmos, de nos relacionarmos e também de consumirmos.
Se antes havia o pensamento de que fazer vendas de forma exclusivamente online era um futuro distante, a crise pandêmica mostrou que este futuro está mais próximo do que se imaginava.
Em 2020, no Brasil, as vendas online cresceram 47% no primeiro semestre, em relação ao ano anterior.
A pandemia também mostrou que muitos empreendedores não estavam preparados para o comércio eletrônico.
Muitos negócios tiveram dificuldades em se adaptar à nova realidade por não possuírem uma estratégia de e-commerce consolidada.
Porém, investir no comércio eletrônico não pode mais ser visto como uma opção, mas sim como uma necessidade.
O e-commerce vem mudando os hábitos de consumo há muito tempo e o futuro reserva ainda mais mudanças.
E é preciso estar preparado para elas.
A mais marcante, sem dúvidas, foi a mudança na jornada de compras que o consumidor percorre.
Se antes ela acontecia de forma linear: o cliente precisava comprar algo; ia até a loja; escolhia a opção que o vendedor apresentasse como a mais atrativa e fechava a compra, agora a jornada de compras se tornou um ciclo.
Quando se trata de um comércio eletrônico, o consumidor passa pelos seguintes estágios em sua jornada de compra:
Consciência: O consumidor sabe que há um problema, mas ainda não tem certeza de qual é;
Consideração: O consumidor está ciente de seu problema e considera as melhores opções para resolvê-lo;
Compra: O comprador adquire o produto ou serviço que irá suprir suas necessidades;
Pós venda: O comprador está testando o produto e vendo como a empresa se comporta depois da venda;
Advocacia: Se as etapas anteriores tiverem sido bem executadas, o cliente irá se encantar pela marca e a divulgará espontaneamente.
Este novo ciclo é onde a maioria das empresas têm falhado ao tentar ingressar no mundo do e-commerce.
Sem as estratégias e as ferramentas corretas não há como se preparar para o futuro do comércio eletrônico.
É preciso estabelecer estratégias de marketing para atrair os consumidores em todos os estágios da jornada de compra. Se algo cativar os clientes, coloque em perspectiva.
É necessário acompanhar as tendências do mercado para ficar por dentro do que virá no futuro.
Para estar preparado para o futuro do comércio eletrônico você também precisa das ferramentas certas e a Reallink Digital, empresa de marketing digital que já atua há mais de 20 anos no mercado, pode te ajudar.
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É hora de abandonar o passado e começar a viver o presente. E, com a Reallink, se preparar para o futuro.