Gestão de Conteúdo: 6 passos para gerenciar os conteúdos de sua empresa
O Marketing de Conteúdo é a estratégia de marketing que tem como objetivo produzir conteúdo relevante e de valor para atrair e engajar seu público-alvo e convertê-los em clientes, gerando mais negócios e mais resultados para sua empresa.
Esta estratégia é essencial para todas as empresas que querem se destacar no mercado digital, porém, é necessário que ela seja acompanhada de outra estratégia: a gestão de conteúdo.
Afinal, não se trata apenas de produzir conteúdo, é necessário definir um processo que englobe desde o planejamento até a mensuração dos resultados.
Neste artigo vamos te explicar o que é a gestão de conteúdo, quais benefícios ela oferece e quais são os 6 passos necessários para gerenciar seu conteúdo. Confira!
O que é Gestão de Conteúdo?
A gestão de conteúdo é o processo que envolve o planejamento, a criação, a revisão, a publicação, a promoção e a mensuração de conteúdos para blog e mídias sociais.
Para que uma estratégia de Marketing de Conteúdo seja bem sucedida é essencial que os conteúdos produzidos tenham organização e qualidade.
Para isso, é necessário que haja uma estratégia de gestão de conteúdo bem estruturada, que defina regras para todos os procedimentos adotados na entrega de conteúdo para seu público-alvo.
Do contrário, sem uma estratégia de conteúdo bem definida, seu negócio pode enfrentar problemas como publicação de informações ultrapassadas e incoerentes e aumento da taxa de rejeição causada pela dificuldade dos usuários em localizar seus conteúdos.
Quais são as vantagens da Gestão de Conteúdo?
A gestão de conteúdo oferece diversas vantagens para a estratégia de Marketing Digital de sua empresa e é essencial para garantir que seu negócio conquiste melhores resultados.
Conheça algumas dessas vantagens:
Conteúdo atual e relevante
Ao negligenciar a gestão de conteúdo de seu blog, você corre o risco de publicar conteúdos com informações que não condizem com o perfil de seu público-alvo e de oferecer dados que estejam ultrapassados.
Gerenciar os conteúdos oferecidos por sua empresa permite a produção de materiais com temas relevantes e informações atualizadas.
Publicações consistentes
Ao consumir um conteúdo que agregue valor à sua vida, o usuário pode querer acompanhar o blog, ou a rede social, em que o material foi publicado.
Mas, caso as publicações do canal sejam inconsistentes, ele muito provavelmente deixará de vê-lo como uma referência.
Não publicar de maneira consistente pode prejudicar o valor de seus conteúdos e atrapalhar a atração de novos leads e clientes.
A saída para esse problema é a gestão de conteúdo.
Processos mais eficientes
Produzir conteúdo vai muito além de escrever um texto e publicá-lo em seu blog.
É preciso definir processos, o que só é possível com uma boa gestão de conteúdo.
Um processo bem definido permite que todos os membros da equipe saibam o que deve ser feito, e quando deve ser feito, tornando mais eficiente a estratégia de Marketing de Conteúdo de sua empresa.
Aprimoramento das estratégias
Como saber quais estratégias estão funcionando e quais podem ser aprimoradas, ou até mesmo descartadas?
A resposta está no gerenciamento de conteúdo.
Por ser uma estratégia que inclui a análise de métricas, a gestão de conteúdo permite que você acompanhe seus resultados e possa visualizar o que está funcionando bem e o que está prejudicando o crescimento de seu negócio.
Passo a passo para realizar a Gestão de Conteúdo de sua empresa
Para que a gestão de conteúdo de sua empresa funcione de forma correta e eficiente, é essencial que você siga os 6 passos listados abaixo.
1. Planejamento
Sem um planejamento inicial de conteúdo, sua empresa corre o risco de atingir apenas algumas pessoas de forma aleatória, mas sem, de fato, alcançar seu público-alvo e construir uma audiência.
Nesta etapa, é essencial que sejam definidos temas que tenham relação com o nicho de sua empresa, e com as dores de sua persona.
Também é necessário definir a linguagem e o tom de voz que será utilizado e qual será o padrão dos conteúdos produzidos.
2. Criação
Como dissemos anteriormente, a criação de conteúdo vai muito além de escrever um texto.
Antes de iniciar a redação do material, é importante definir qual pauta será trabalhada, quais tópicos serão abordados e até mesmo quais referências serão utilizadas.
Com todos os detalhes bem definidos, é possível criar um conteúdo com mais qualidade e mais assertivo.
3. Revisão
A revisão do texto é uma etapa extremamente importante, pois garante que o conteúdo esteja dentro de todos os padrões definidos na etapa de planejamento.
Neste momento, é fundamental que sejam revisadas a gramática e a ortografia do texto, bem como a veracidade e a atualidade das informações apresentadas.
Também é necessário verificar se a linguagem e a estruturação do texto estão alinhados à estratégia adotada.
4. Publicação
Nesta etapa, é essencial definir como funcionará a publicação dos conteúdos, ou seja, se a publicação será imediata ou agendada e também se uma prévia do conteúdo será enviada aos usuários que assinam a newsletter de seu blog.
Também é essencial que os conteúdos sejam publicados de forma consistente.
5. Promoção
Além de publicar seu conteúdo, é essencial promovê-lo nos canais em que seu público-alvo está presente.
Nesta etapa é necessário planejar os dias e horários em que os conteúdos serão promovidos, visando sempre alcançar um bom engajamento.
6. Mensuração
Para saber como seus conteúdos estão sendo recebidos pelo público, é necessário acompanhar as métricas e mensurar resultados.
Dessa forma, você saberá quais conteúdos estão apresentando boas performances e quais não estão gerando os resultados esperados.
Conclusão
O sucesso de uma estratégia de Marketing de Conteúdo depende de uma boa gestão de conteúdo e uma boa gestão depende de processos bem definidos de planejamento, criação, revisão, publicação, promoção e mensuração dos conteúdos produzidos.
Se você está em busca de estratégias para estruturar a gestão de conteúdo do blog de sua empresa, a Reallink Digital pode te ajudar!
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