Marketing de Permissão: o que é e como fazer?

Você já ouviu falar em Marketing de Permissão?

Marketing de Permissão

Neste artigo vamos te explicar o que é essa estratégia, como aplicá-la e quais vantagens ela oferece. Confira!

O que é Marketing de Permissão?

O Marketing de Permissão, ou Permission Marketing em inglês, é uma estratégia criada em 1999 pelo escritor americano Seth Godin.

Nela, a abordagem de comunicação é baseada no consentimento dos usuários.

Isso significa que, para poder enviar anúncios, conteúdos e outros tipos de materiais, a empresa precisa pedir a autorização de seu público primeiro.

Portanto, nesse tipo de estratégia, evita-se uma abordagem agressiva, como aquelas em que somos bombardeados por anúncios ou recebemos inúmeros e-mails que não foram selecionados.

Pelo contrário, com o Marketing de Permissão, o usuário tem a sensação de que é ele quem está no controle, uma vez que os conteúdos só são oferecidos para aquele público que realmente buscou por sua empresa ou seu produto.

Vantagens do Marketing de Permissão

Por conta de sua abordagem respeitosa, o Marketing de Permissão oferece inúmeras vantagens para as empresas que o adotam.

Conheça algumas dessas vantagens:

Melhorar a reputação da empresa

Ao pedir permissão para enviar conteúdos para seus clientes, você demonstra respeito e consideração por eles.

Dessa forma, é possível criar uma relação baseada em confiança e credibilidade, o que melhora a experiência dos consumidores e também a reputação de sua empresa.

Aumentar o engajamento

No Marketing de Permissão os clientes precisam autorizar o recebimento dos materiais e mensagens de sua marca.

Logo, apenas aqueles que realmente se interessam pelo que sua marca tem a oferecer vão consumir seus conteúdos, o que fará com que haja mais engajamento e, consequentemente, mais conversões.

Aumentar o retorno sobre investimento

Ao apostar nessa estratégia, você não precisará investir tantos recursos tentando realizar conversões e vendas.

Como suas ações passam a estar focadas em pessoas que demonstraram interesse por seus produtos ou serviços, o custo para convertê-las e realizar vendas passa a ser menor, melhorando seu retorno sobre o investimento (ROI).

Como fazer Marketing de Permissão?

Agora que você já sabe o que é o Marketing de Permissão e quais benefícios ele oferece para seu negócio, é hora de descobrir como implementar esse tipo de estratégia.

Confira as dicas que separamos para você:

Crie conteúdos de qualidade

Nada de bombardear seu público-alvo com diversos conteúdos e propagandas genéricas.

Para que o Marketing de Permissão funcione, é preciso criar materiais de qualidade e que realmente chamem a atenção de seus clientes.

Dessa forma, os usuários se atrairão naturalmente pela sua marca e concederão permissão para que você ofereça seus produtos ou serviços.

Implemente formulários

Uma vez que estamos falando sobre permissão, é necessário oferecer um canal por onde os clientes em potencial de sua marca possam expressar seu consentimento.

Para isso, você pode implementar formulários em seu site e em outras páginas solicitando a autorização do cliente para enviar conteúdos e apresentar os produtos e soluções que seu negócio oferece.

Facilite o opt-out

Além de facilitar a autorização por parte de seu público-alvo, também é necessário simplificar o processo de opt-out, ou, em outras palavras, de cancelamento do cadastro.

Lembre-se que o Marketing de Permissão está baseado no respeito às vontades e ao consentimento do cliente.

Por isso, garanta que os seus clientes possam interromper o fluxo de sua comunicação de sua empresa com facilidade.

Conclusão

Esse artigo te mostrou o quão importante é a adoção do Marketing de Permissão em sua empresa, e como ele pode ajudar a garantir mais vendas e melhores resultados para seu negócio.

E para implementar essa estratégia, você pode contar com a Reallink Digital!

Acesse nosso site e conheça todas as soluções que nós oferecemos para que sua empresa possa alcançar o sucesso.

Se você gostou deste artigo, continue acompanhando o Blog da Reallink Digital e tenha acesso a diversos conteúdos sobre marketing digital. Nos siga também no Instagram e no Facebook e fique por dentro de todas as novidades.