Como otimizar o investimento em Custo de Aquisição de Clientes (CAC) de sua empresa?
Qualquer empresa que tenha como objetivo crescer de forma saudável e assertiva, precisa estar atenta aos valores envolvidos no fechamento de uma venda.
A métrica de Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é muito importante nesse aspecto, pois é a partir dela que sua empresa saberá quanto está sendo gasto para conquistar novos clientes e poderá criar estratégias para otimizar este investimento e alcançar melhores resultados.
Para te ajudar a entender melhor a importância desse indicador, vamos te explicar o que é o CAC, como é feito o seu cálculo e como otimizar o investimento feito para alcançar novos clientes para sua empresa. Confira:
O que é CAC?
O Custo de Aquisição de Clientes (CAC), é a métrica que demonstra o quanto uma marca está investindo para conquistar novos clientes.
O CAC envolve os gastos e esforços da equipe de Marketing e Vendas durante todas as etapas do funil de vendas, compreendendo desde a atração de novos visitantes para seu site até o fechamento das vendas.
Por isso, quanto mais informações você tiver sobre o processo de vendas de sua empresa, mais prático será o cálculo de seu CAC e mais fácil será otimizar seu investimento nessa métrica.
Como calcular o CAC de sua empresa?
O cálculo do CAC é feito de forma simples: basta dividir o valor dos investimentos feitos para adquirir clientes em um determinado período de tempo pelo número de clientes conquistados nesse mesmo período.
Assim, teríamos a seguinte fórmula:
CAC = valor investido para adquirir novos clientes / número de novos clientes
Vamos imaginar, por exemplo, que em um bimestre, sua empresa investiu R$ 2.000,00 em Marketing e Vendas e conquistou 5 novos clientes neste período.
Para descobrir o custo de aquisição desses clientes, é necessário realizar o seguinte cálculo:
CAC = R$ 2.000 / 5
CAC = R$ 400
Com esse cálculo, temos a informação de que sua empresa gastou R$ 400,00 para conquistar cada um de seus novos clientes.
Como otimizar o investimento em CAC?
Agora que você já sabe o que é o CAC e qual a fórmula utilizada para calculá-lo, é hora de conhecer algumas estratégias para otimizar o investimento de sua empresa para conquistar novos clientes.
O ideal é que sua empresa gaste o menor valor possível para adquirir um novo cliente, garantindo mais lucratividade para seu negócio e mais investimento nas áreas de Marketing e Vendas.
Para te ajudar, trouxemos 3 estratégias para reduzir seu CAC:
Apostar em estratégias de Inbound Marketing
Diferente de outras estratégias de marketing, o objetivo do Inbound Marketing é atrair clientes em potencial por meio de conteúdos que sejam relevantes para eles.
Assim, ao invés de investir em anúncios e outras formas de tráfego pago, sua empresa é capaz de conquistar novos clientes de maneira orgânica, o que diminui o CAC de seu negócio.
Além disso, a estratégia de Inbound Marketing trabalha todas as etapas do relacionamento do possível cliente e da empresa, garantindo que apenas as pessoas que realmente têm potencial para realizar a compra cheguem ao final do funil de vendas.
Dessa forma, a equipe de Venda poderá focar apenas em clientes que realmente possuem interesse em seus produtos e soluções, tornando o processo de vendas mais eficiente e otimizando seus investimentos nessa área.
Investir em Marketing de Conteúdo
Como dissemos anteriormente, atrair clientes de forma orgânica por meio de conteúdos atrativos e de valor é essencial para otimizar seu investimento em CAC e, por esse motivo, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia muito importante.
A criação de conteúdos relevantes permite que sua marca crie uma relacionamento com os clientes durante toda a jornada de compras, aumentando as chances de atrair mais visitantes e gerar mais clientes.
Por esse motivo, é fundamental que sua empresa tenha um blog e o utilize para realizar publicações que possam ajudar seus clientes em potencial a solucionar suas dúvidas e suas dores.
E quanto mais conteúdo for produzido, melhor será a indexação de seu blog nos mecanismos de busca e mais visitantes serão atraídos de forma orgânica, otimizando seus gastos com CAC.
Alinhar as equipes de Marketing e Vendas
Quanto mais alinhadas estiverem as equipes de Marketing e Vendas de sua marca, mais fácil será otimizar o seu investimento em CAC.
Se as equipes não se comunicarem corretamente, existem grandes chances de que o time de Marketing invista tempo e recursos com a nutrição de leads que não possuem o perfil do cliente ideal, e que a equipe de vendas não consiga acompanhar o histórico de interação dos clientes durante as etapas do funil dificultando a venda e, consequentemente, aumentando seu CAC.
Criar uma sinergia entre os dois times fará com que o processo de vendas seja mais eficiente, garantindo que sua empresa conquiste mais clientes e melhore seus resultados e indicadores.
Conclusão
Agora que você já sabe tudo o que precisa saber para conquistar mais clientes pelo menor investimento, é hora de colocar suas estratégias em prática.
Siga nossas dicas para otimizar o investimento em CAC de sua empresa e aproveite melhores resultados.
Conte com a Reallink Digital para implementar as estratégias de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo em sua empresa e atraia novos clientes para seu negócio de forma orgânica.
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