Social Selling: Quais vantagens o processo oferece para sua empresa?
Social Selling, ou “venda social” em tradução livre, é o nome dado ao processo de construção de relacionamentos e de realização de vendas por meio das redes sociais.
Como muitos empreendedores, você provavelmente já se perguntou quais seriam as melhores estratégias para encontrar seus clientes em potencial e aumentar o número de vendas da sua empresa, certo?
Por mais que sejam consideradas apenas como espaços de interação entre amigos, as redes sociais têm enorme potencial para se tornarem o ambiente de interação e de vendas entre sua empresa e os seus clientes.
O processo de utilizar as redes sociais como um espaço para criar relacionamentos e gerar vendas é chamado de Social Selling e é sobre ele que vamos falar no artigo de hoje. Confira!
O que é Social Selling?
Ao contrário do que muitos pensam, redes sociais possuem um potencial imenso para realizar vendas.
E é justamente essa a função do Social Selling.
No Social Selling, os vendedores adotam uma abordagem que consiste em conquistar a confiança dos clientes e construir um relacionamento com eles, levando-os a avançar pelo funil de vendas de sua empresa e realizarem a compra de seus produtos ou serviços.
Para isso, eles curtem as publicações do cliente em potencial nas redes sociais, interagem em grupos e postam e compartilham conteúdos de valor para sua persona.
Vale destacar que o processo de Social Selling oferece resultados a longo prazo, portanto, ao realizá-lo, não se deve ter pressa para conquistar o público e fechar as vendas.
O ideal é que a evolução do lead através do funil de vendas aconteça de forma natural.
Quais vantagens o Social Selling oferece para sua empresa?
Utilizar as redes sociais como ferramenta para interação com consumidores e potencialização das vendas pode trazer diversos benefícios para sua empresa.
Estes são alguns deles:
Estreitar as relações com os consumidores
Como dissemos anteriormente, o Social Selling busca conquistar a confiança dos clientes e, para isso, é preciso construir um relacionamento com os mesmos.
Ao contrário de outros tipos de abordagem, como o cold call ou o cold email, que consistem em contatar pessoas que nunca tiveram contato com sua empresa antes, o processo de Social Selling consiste em construir, pouco a pouco, uma relação de reconhecimento e de confiança com o consumidor.
Diminuir o ciclo de vendas
A proximidade entre vendedor e cliente proporcionada pelo Social Selling também pode ajudar a encurtar o ciclo de vendas.
Graças ao relacionamento que é construído por meio das redes sociais, o vendedor não precisa perder tanto tempo para convencer os consumidores do valor e dos benefícios de sua solução.
O conhecimento e a confiança que o cliente deposita no vendedor, e na empresa, fazem com que ele seja mais rápido em sua decisão de compra.
Reduzir os custos
Outra vantagem oferecida pelo Social Selling é a redução de custos para atrair e converter novos clientes.
Por ser uma estratégia baseada em ferramentas de atração orgânicas, como o contato por meio de mensagens e a criação de conteúdo, o Social Selling não demanda um investimento alto.
Melhorar a taxa de retenção
Ao criar um relacionamento baseado em confiança e em reciprocidade com os clientes, eles entendem o valor que seu produto ou serviço possui e tendem a se manterem junto à empresa por longos períodos de tempo.
Sendo assim, o Social Selling também é fundamental para aumentar a taxa de retenção de clientes de sua empresa.
Conclusão
O Social Selling é uma ótima estratégia para melhorar sua interação com os clientes em potencial e gerar mais vendas para sua empresa.
Tudo isso, utilizando as ferramentas de comunicação mais acessíveis do mundo, as redes sociais.
Se você se interessou pelo processo de Social Selling e acredita que esta é a estratégia que sua empresa precisa, entre em contato conosco.
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