Como melhorar a taxa de abertura de suas campanhas de E-mail Marketing?
O E-mail Marketing é uma das principais estratégias de marketing digital e, para mensurar a sua efetividade, é importante estar atento à taxa de abertura de suas campanhas.

Por não se preocuparem com essa métrica, muitos empreendedores acabam não alcançando o resultado esperado em suas estratégias de E-mail Marketing e ficam sem saber quais aspectos devem ser melhorados para alcançar o sucesso.
Pensando nisso, criamos este artigo para te explicar melhor como calcular a taxa de abertura de E-mail Marketing, qual é a taxa de abertura ideal e como melhorar esse indicador. Confira!
O que é a taxa de abertura do E-mail Marketing?
Como o próprio nome diz, a taxa de abertura do E-mail Marketing corresponde ao número de e-mails que foram abertos em uma determinada campanha.
O cálculo dessa métrica é realizado da seguinte forma:
Taxa de abertura do e-mail marketing = número de e-mail abertos / (número de e-mail enviados – número de e-mail rejeitados) x 100
Imagine, por exemplo, que sua empresa enviou 1.000 e-mails e, desse número, 450 foram abertos e 100 foram rejeitados.
Dessa forma, sua taxa de abertura será calculada da seguinte forma:
Taxa de abertura do e-mail marketing = 450 / (1.000 – 100) x 100
Taxa de abertura do e-mail marketing = 50%
Qual é a taxa de abertura de E-mail Marketing ideal?
A taxa ideal de abertura do E-mail Marketing varia de acordo com cada empresa, uma vez que depende de fatores como o segmento da empresa, o público-alvo, etc.
De forma geral, porém, uma taxa de abertura de 20% ou mais é considerada muito boa, entre 10% e 20% é considerada boa, entre 6% e 10% é vista como normal e abaixo de 6% é considerada como uma campanha de baixo desempenho.
Além de ser importante para acompanhar o desempenho de suas campanhas, o índice de abertura também é essencial para melhorar sua estratégia de E-mail Marketing.
Como melhorar a taxa de abertura de seus e-mails?
Agora que você já sabe como a taxa de abertura do E-mail Marketing funciona, é hora de conhecer algumas dicas para melhorar esse indicador.
Veja as recomendações que separamos para você:
Garanta que as pessoas querem receber seus e-mails
Se você enviar campanhas de E-mail Marketing para pessoas que não optaram por recebê-las, elas provavelmente não abrirão a mensagem e, ainda por cima, poderão marcá-la como SPAM, prejudicando seus indicadores.
Por isso, para melhorar suas métricas, é importante que você envie conteúdos apenas para as pessoas que aceitaram recebê-los, fazendo com que o número de aberturas seja maior.
Fique atento ao timing
Tão importante quanto saber para quem suas campanhas devem ser enviadas, é saber quando enviá-las.
Intervalos muito grandes entre um E-mail Marketing e outro podem esfriar a relação e diminuir suas taxas de abertura.
Por isso, é essencial que você se faça presente na rotina dos clientes, oferecendo a eles conteúdos de valor.
No entanto, é preciso ficar atento para garantir que você não lote a caixa de entrada de seus contatos com muitas mensagens em um curto espaço de tempo.
Crie uma linha de assunto que chame a atenção
A linha de assunto de seu e-mail é muito importante, uma vez que ela é a primeira coisa a que os clientes têm acesso quando recebem sua campanha.
Por isso, para melhorar sua taxa de abertura, é preciso criar assuntos que chamem a atenção e que induzam o destinatário a abrir sua mensagem.
Cuide da formatação do e-mail
Pode não parecer, mas o layout e a formatação de seu e-mail possuem grande influências sobre os indicadores de abertura de suas campanhas.
Um design simples e intuitivo, além de facilitar o carregamento da mensagem, também faz com que o leitor se interesse pelo conteúdo e passe a abrir seus e-mails com mais frequência.
Além disso, também é importante se preocupar com a responsividade de seu layout em diferentes dispositivos.
Acompanhe as métricas
Além da própria taxa de abertura de suas campanhas de E-mail Marketing, existem outras métricas que podem te ajudar a melhorar os resultados.
Analisando os níveis de engajamento, de respostas e de cliques em seus e-mails, é possível descobrir detalhes que fazem a diferença e aplicá-los para elevar sua taxa de abertura.
Conclusão
Agora que você já sabe como melhorar as taxas de abertura de E-mail Marketing em sua empresa, é hora de colocar nossas dicas em prática.
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