Taxa de Retenção de Clientes: o que é e como mensurar?
Em tempos em que a fidelização de clientes é algo tão importante para as empresas, entender o que é a Taxa de Retenção de Clientes e como é possível melhorar essa métrica em seu negócio é essencial.
Por esse motivo, trouxemos este artigo que explica o que é essa métrica e como mensurá-la para melhorar seus resultados. Confira!
O que é a Taxa de Retenção de Clientes?
A Taxa de Retenção de Clientes é uma métrica que pode ajudar as empresas a entender como anda a fidelização dos consumidores.
A partir desse índice, é possível compreender a eficácia das estratégias de retenção de clientes de seu negócio, além de tomar novas medidas para melhorar o relacionamento da empresa com seus consumidores e atingir resultados mais expressivos.
Como mensurar a Taxa de Retenção de Clientes?
Para realizar o cálculo desse índice em um determinado período, é preciso considerar os seguintes fatores:
- CS: número de clientes no início do período;
- CN: número de novos clientes adquiridos durante o período;
- CE: número de clientes ao final do período.
Além disso, é necessário aplicar a seguinte fórmula:
Taxa de Retenção de Clientes = [(CE – CN) / CS] x 100
Vamos pensar em um exemplo prático para tornar essa mensuração mais clara.
Imagine que no início de um determinado período você possua 100 clientes. Com o passar do tempo, você ganha 30 novos clientes, mas perde 10. Logo, no final do período, você tem um total de 120 clientes.
Assim, você deverá realizar o seguinte cálculo:
Taxa de Retenção de Clientes = [(120 – 30) / 100] x 100
Taxa de Retenção de Clientes = [90 / 100] x 100
Taxa de Retenção de Clientes = 0,9 x 100
Taxa de Retenção de Clientes = 90%
Com isso, podemos concluir que, em um certo período, a Taxa de Retenção de Clientes foi de 90%, o que é um ótimo número.
Como aumentar a Taxa de Retenção de Clientes em sua empresa?
Agora que você já está familiarizado com essa métrica tão importante para mensurar a fidelização de seus clientes, e já sabe como calculá-la, é hora de conhecer algumas dicas para melhorá-la.
Acompanhe:
Ofereça atendimentos personalizados
Podemos notar que, nos últimos anos, os clientes têm valorizado cada vez mais a qualidade e a personalização dos atendimentos.
Logo, para fidelizar seus consumidores e garantir melhores resultados em sua Taxa de Retenção, o ideal é que você invista em atendimentos personalizados e eficientes.
Escute seus clientes
Outra forma de aumentar seu índice de retenção é se preocupar com as opiniões e com os feedbacks de seus clientes.
Dessa forma, você garante que seus clientes se sintam ouvidos e valorizados pela empresa.
Para isso, você pode oferecer canais de sugestões e reclamações, além de realizar pesquisas regulares para saber qual é a opinião de seus consumidores sobre a empresa.
Ofereça benefícios para os consumidores
Fazer com que o cliente se sinta valorizado é uma ótima maneira de fidelizá-los e, por consequência, fazer com que seus índices de retenção aumentem.
Uma das formas de fazer isso é oferecer promoções e descontos especiais para seus clientes mais antigos ou para clientes que não comprar em sua empresa há algum tempo.
Você também pode oferecer brindes e pequenos mimos para os clientes que estão sempre fazendo negócio com sua marca, mostrando que você se sente grato pela parceria construída.
Tenha um bom pós-venda
Muitas empresas acreditam que a relação com o cliente acaba assim que a venda é concluída.
O pós-venda, porém, é um momento essencial para se conectar com os clientes de sua empresa, colhendo feedbacks sobre a experiência de compra, prestando suporte para as dúvidas que possam surgir após a venda e muito mais.
Com isso, você fideliza os consumidores com mais facilidade e aumenta a Taxa de Retenção de Clientes de seu negócio.
Conclusão
Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a compreender o que é a Taxa de Retenção de Clientes, como mensurá-la e como fazer com que essa métrica cresça em sua empresa.
E para melhorar esse índice em seu negócio, você pode contar com a Reallink Digital!
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