Teste A/B: O que é e quais são as vantagens?
Uma das estratégias de mensuração de resultados mais utilizadas no Marketing Digital, e que possui diversas vantagens, é o Teste A/B.
Criado a partir de uma lógica simples e prática, os Testes A/B têm como objetivo comparar abordagens e definir quais ações de marketing atingem melhores resultados.
Neste artigo vamos apresentar melhor essa estratégia e mostrar quais benefícios ela oferece para o marketing digital de sua empresa. Confira!
O que é um Teste A/B?
O Teste A/B é uma tática muito utilizada no marketing digital com o objetivo de comparar duas versões de uma mesma ação de marketing e entender qual delas apresentou os melhores resultados.
Para realizar um teste A/B é preciso criar um grupo controle e um grupo experimental daquilo que será analisado.
Enquanto o grupo controle é aquele que possui as informações e as variáveis de referência, o grupo experimental é aquele que é idêntico ao grupo controle em todos os aspectos, mas que possui alguma característica diferente.
Essa característica, ou variável, que é diferente para cada uma das versões do teste, é justamente o fator que será analisado para descobrir qual dos dois grupos traz os melhores resultados.
Que tal colocar essa explicação em prática?
Vamos imaginar o caso de uma landing page, por exemplo, que tenha uma taxa de conversão de 21%. Analisando sua página, você acredita que é possível realizar algumas alterações e aumentar esse resultado.
Para comprovar essa teoria, você cria uma landing page idêntica à primeira e altera a posição do formulário de cadastro de leads.
Depois disso, você disponibiliza as duas páginas e acompanha os resultados para saber qual delas atingiu a melhor taxa de conversão.
Quais vantagens o Teste A/B oferece?
Agora que você já sabe o que é um Teste A/B, é hora de entender porque essa estratégia é tão vantajosa para as ações de marketing digital de sua empresa.
Confira alguns de seus benefícios:
Resultados precisos
Um dos fatores que fazem com que os Testes A/B sejam tão vantajosos para as estratégias de marketing digital é o seu caráter científico.
Assim como os experimentos feitos por cientistas, o Teste A/B é uma experimentação realizada a partir de uma hipótese que é colocada em teste e cujos resultados são analisados para a construção de uma base de conhecimento.
Dessa forma, é possível aplicar as informações obtidas no teste para obter resultados mais precisos e criar ações mais assertivas.
Assertividade na tomada de decisões
Outro benefício do Teste A/B, e que também tem relação com seu caráter científico, é que, a cada experimento realizado, é possível coletar dados confiáveis sobre as preferências dos usuários.
Graças a isso, é possível tomar decisões baseadas em fatos comprovados, além de evitar que suas decisões e estratégias sejam realizadas com base em achismos.
Entendimento do público-alvo
Ao realizar um Teste A/B e mensurar seus resultados, você poderá entender melhor quais são as preferências de seu público e poderá replicar essas informações em outras ações e campanhas de marketing digital de sua empresa.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é um Teste A/B e quais são as suas vantagens para o marketing digital de seu negócio, é hora de aplicar essa estratégia.
E, para isso, você pode contar com a Reallink Digital!
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