Vendas via Whatsapp: como se diferenciar da concorrência
O WhatsApp tem sido usado, de forma cada vez mais frequente, para estreitar laços entre empresas e clientes.
A rede social, que começou como um meio de troca de mensagens entre amigos, se tornou uma ferramenta muito importante para a estratégia de vendas de diversos negócios.
O WhatsApp é a segunda rede social mais utilizada no Brasil e a terceira mais utilizada no mundo.
Quase todo o mundo está conectado ao aplicativo e você com certeza sabe como utilizá-lo para enviar mensagens, correntes e fotos fofas de bom dia.
Mas será que você sabe como vender via WhatsApp e, mais importante ainda, como se diferenciar da concorrência?
Neste artigo vamos apontar as melhores dicas e estratégias para aumentar suas vendas via WhatsApp e se diferenciar da concorrência.
Como vender através do WhatsApp?
O primeiro passo para realizar vendas via WhatsApp é captar dados dos clientes e construir sua base de contatos no WhatsApp.
Isso precisa ser feito de forma ética, sem violar a privacidade de seus clientes e leads.
Para isso, divulgue o número de WhatsApp do seu negócio nas redes sociais.
Assim, as pessoas que precisarem entrar em contato com sua empresa, terão um canal de atendimento.
Mas não espere que os clientes venham até você, crie estratégias para captar o número de contato deles.
Uma boa iniciativa é a criação de landing pages. Nelas, você oferece uma recompensa ao cliente (cupons de desconto, e-books etc) e, em troca, ele fornece alguns dados para a empresa.
Agora que você já possui uma base de contatos, é hora de pensar na estratégia de vendas e na abordagem que será utilizada.
O WhatsApp pode até ser uma rede social mais informal, mas lembre-se de utilizar uma linguagem adequada e sem erros de escrita e de concordância.
Também é importante pensar no relacionamento com o cliente e elaborar uma estratégia que possa ser personalizada de acordo com cada cliente e suas necessidades específicas.
Os gatilhos mentais influenciam nossa tomada de decisões, por isso é fundamental utilizá-los em sua estratégia de vendas.
Você pode usar o gatilho da escassez para fazer com que o cliente adquira o produto ou o serviço antes que acabe. Ou o gatilho da urgência, que induz o cliente a agir rápido para não perder uma oportunidade única.
Seja qual for a sua estratégia, certifique-se de lançar mão de gatilhos em todas as suas campanhas, buscando sempre persuadir os clientes e gerar vendas.
Existem também alguns tópicos fundamentais para se destacar ao utilizar uma estratégia de vendas via WhatsApp:
1. Criar um perfil profissional no WhatsApp Business
Essa versão do aplicativo possibilita a adição de endereço completo do seu negócio, horário de atendimento, segmento profissional, site e e-mail da sua empresa.
Além disso, a ferramenta oferece diferenciais como: criação de catálogo de produtos e/ou serviços, personalização de mensagens automáticas de saudação e ausência, consulta de relatórios de mensagens e muito mais.
2. Criar listas de transmissões para enviar mensagens para seus contatos
Ao criar listas de transmissões, as mensagens serão enviadas de forma individual para seus contatos e apenas você poderá ter acesso às respostas.
3. Organizar seus contatos
Salve o contato com o nome do cliente e alguma informação que seja relevante e que ajude a identificá-lo, facilitando na hora de enviar mensagens com promoções e outros conteúdos de sua empresa.
4. Oferecer conteúdo para seus clientes
Seu objetivo final é a venda, mas isso não impede que você envie conteúdos relevantes para seus contatos.
Enviar dicas relacionadas aos produtos ou serviços que você vende é uma excelente forma de alimentar seu marketing de conteúdo.
Conclusão
Para muitas pessoas o WhatsApp serve apenas para trocar mensagens, mas para você ele pode ser o diferencial que te destaca de seus concorrentes.
Estabeleça sua estratégia e melhore o faturamento do seu negócio vendendo através do WhatsApp!
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